SOBRE
Bem vindos ao Vagar do Pastor, um projeto do atelier PHDD que se inscreve na típica arquitectura rural da região do Alentejo.
O meu nome é Carlos.
Quando era pequeno, lembro-me de viajar recorrentemente com os meus pais por Portugal e, já na altura, me entusiasmar com os campos dourados sem fim do Alentejo, o cheiro a esteva que invadia as janelas do carro e o som dos chocalhos das ovelhas no seu vagar...
Fui crescendo com o sonho de um dia ter um projecto nesta envolvência de sentimentos bons.
A minha paixão pelo Alentejo e arquitectura aliou-se à vontade de partilhar com os outros um espaço em que a frase de John Pawson fizesse sentido:
"Silent with its desire to be and light, the giver of all presence".
Usem esta casa com o mesmo afecto com que usam a vossa.
Obrigado por fazerem parte desta história!

A CASA
A casa assenta em 300m2 dos 2600m2 de prado natural.
Toda a casa é enquadrada no conceito"de" vagar - expressão que traduz "sem ter que fazer" mas, em plena consciência com o que nos rodeia, Ovelhas e planície Alentejana.
Os pavimentos são integralmente em tijoleira de barro artesanal seca ao sol, alvenarias brancas e tons quentes terracota.
Os seus espaços são generosos em luz, respeitando sempre a tradição e história do seu enquadramento.
O terreno é banhado pela intensidade do sol e, devido à sua quota altimétrica, oferece uma vista magnífica a norte para o montado e a Serra D'Ossa.
Ao longo de um único piso, organizam-se as funções comuns e privadas, sendo que a entrada na habitação se faz pela zona central, tendo-se optado por uma organização funcional que permitisse criar zonas bem definidas.
A entrada abre-se para um espaço que articula a sala de estar com a sala de jantar/cozinha.
Através da sala de estar e da sala de jantar/cozinha tem-se acesso directo às zonas exteriores, bem como através dos quartos virados a tardoz.
3 quartos, um deles suite, em que 2 têm acesso a um chuveiro exterior.
Uma zona exterior de refeições com barbecue, une-se com o prado natural a nascente.